O velejador do Clube Naval da Praia da Vitória, Joaquim Barcelos, integra a comitiva portuguesa de cinco velejadores que participam no Campeonato do Mundo da Classe Optimist.
Joaquim Barcelos, que se classificou em 10.º lugar no Ranking Nacional, foi convocado pela Associação Portuguesa da Classe Internacional Optimist (APCIO).
Os cinco velejadores portugueses são enquadrados tecnicamente pelo treinador Frederico Rato e têm como Team Leader Sebastião Osório de Castro.
A prova internacional, que decorre no Mar Del Plata, na Argentina, de 05 a 15 de dezembro de 2024, conta com 227 velejadores inscritos, em representação de 51 países.
De registar que o velejador do Clube Naval da Praia da Vitória, Joaquim Barcelos, treinado por Carlos Borges, é o primeiro açoriano a ser convocado para um mundial da Classe Optimist.
Uma participação que conta com o apoio da Associação Regional de Vela dos Açores.
A cidade de Vigo acolheu o Meeting Internacional de Optimist, integrado na XXV Semana do Atlântico, que decorreu entre os dias 31 de outubro e 03 de novembro de 2024.
A prova, denominada XLIX Troféu Martin Barreiro foi organizada pelo Real Clube Náutico de Vigo.
Com uma frota de 147 velejadores, na sua maioria espanhóis (115), mas também portugueses (30), mexicanos (1) e irlandeses (1), a seleção Açores fez-se representar com 4 velejadores (2 masculinos e 2 femininos), após o estágio realizado em Viana do Castelo.
Durante os 3 dias de provas o vento foi fraco e pouco constante, o que se refletiu nos resultados díspares obtidos no total das 6 regatas realizadas.
O velejador da seleção Açores, Joaquim Barcelos obteve o 5º melhor resultado entre os velejadores portugueses em competição.
As classificações gerais foram as seguintes:
- Joaquim Barcelos – CNPV – 24º
- Bernardo Miranda – CNPV – 42º
- Inês Morgado – CNPD – 114º
- Inês Tavares – CNPD – 119º
Esta prova de Vigo estava integrada na Semana do Atlântico, da qual constava também a prova realizada em Viana do Castelo, que compunham o Meeting Internacional. Os resultados globais da seleção Açores foram os seguintes:
- Joaquim Barcelos – CNPV – 8º
- Bernardo Miranda – CNPV – 17º
- Inês Morgado – CNPD – 38º
- Inês Tavares – CNPD – 125º
O velejador do Clube Naval da Praia da Vitória, Joaquim Barcelos, foi 2.º da frota Bronze, no Campeonato do Mundo da Classe Optimist, que decorreu entre 05 e 15 de dezembro, em Mar del Plata, na Argentina.
Joaquim Barcelos integrou a comitiva de 5 velejadores portugueses, convocados pela Associação Portuguesa da Classe Internacional Optimist.
O velejador açoriano terminou as regatas em 152.º da geral, tendo obtido um honroso 2.º lugar na frota Bronze, tendo sido o único português a subir a um pódio.
O Campeonato do Mundo foi disputado num total de 11 regatas, pelos 225 velejadores inscritos, em representação de 51 países.
A equipa portuguesa neste campeonato, enquadrada pelo treinador Frederico Rato, alcançou as seguintes posições:
Diogo Reis 79.º da geral, 4.º lugar na frota Prata
Afonso Vital em 100.º da geral, 25.º lugar na frota Prata
Vicente Costa concluiu em 121.º da geral, 46.º lugar na frota Prata
Joaquim Barcelos terminou em 152.º, 2.º na frota Bronze
Francisco Quartin em 181.º da geral e 31.º lugar na frota Bronze.
Pela primeira vez, um campeonato do mundo da classe optimist teve um Principal Race Officer português, o Oficial de Regatas Internacional Miguel Amaral.
De salientar este excelente resultado na frota Bronze, atingido pelo velejador açoriano Joaquim Barcelos, que ocupou o 2.º lugar do pódio e sagrou-se o quarto melhor português participante neste evento.
18 de dezembro de 2024
Morada
Rua Marcelino Lima
Centro Associativo Manuel de Arriaga
Gabinete 14
9900-122 Horta
Telefone
(+351) 292 391 065
(+351) 961 945 173
E-mail
arvazores@sapo.pt